Quem é Helder Eugênio?







Helder Eugênio Gomes (Campo Maior, Piauí,  11 de março de 1965) é um empresário da área de comunicação, marqueteiro e advogado brasileiro.
História
Filho de Altivo Eugênio Gomes e Marlene Lira, recebeu esse nome em homenagem a Dom Helder Câmara, um bispo católico e, a partir daí, veio o nome de todos os outros filhos do casal: Heldervan, Heldernon, Heldernilson e Helderlene.

Aos 13 anos de idade, ele vendia bombons numa tábua de doces e ainda colocava os amigos para vender, aumentando assim seu faturamento. Também vendia os famosos ‘geladinhos’, ou dindins, na cidade de Campo Maior são conhecidos como ‘flaus’.
Ainda adolescente, empreendeu no ramo de medicamentos, abriu a Droga Lira, uma em Alto Longá e outra em Campo Maior. Em 1984, ingressou para o curso de Direito, na Universidade Federal do Piauí, época teve que morar em Teresina, em numa república de estudantes.
Comunicação
Após formar-se, foi professor no colégio Alternativo, em Campo Maior e, no ano seguinte, assumiu como gerente da sucursal do Jornal O Dia naquela cidade. Nesse período lançou um pequeno jornal impresso denominado Folha do Norte com notícias de política, esporte e acontecimentos sociais e policiais.






Em 1991, foi gerente da sucursal do Diário do Povo. Também foi diretor geral da rádio Verdes Campos e da Rádio Herois do Jenipapo.
Em 1994, ele mudou-se para Teresina e seu jornal em Campo Maior mudou para o nome Folha do Nordeste. Em 1995, entrou para o Sistema Meio Norte de Comunicação, onde exerceu várias funções e trabalhou durante 6 anos, até 2001. Atuou como diretor de circulação e diretor comercial.  Também foi diretor geral do PoupaGanha.com em São Paulo, diretor da gráfica e diretor do Jornal Agora.
Em 2001, tornou-se diretor de marketing do Jornal O Dia. Ano também em que criou o portal 180graus. Em 2002, Helder Eugênio foi convidado pela Rede Paraíba de Comunicação, em João Pessoa, a assumir a direção geral do Jornal da Paraíba.
Em 2003, voltou para Teresina administrar o 180graus e uma agência de publicidade, a Carter Propaganda. Após uma crise, o portal ganhou capilaridade, correspondentes em todo o estado e fora dele.
Empresas
Novas marcas foram inseridas ao grupo, como o Instituto de Pesquisa BrVox, o Instituto Galaxy,  Oxente Propaganda, Gráfica 180, entre outras.

O grupo também produz impressos, como as revistas 180, Eugênio, BrJus, além do Guia dos Parlamentares, Guia dos Municípios, Manual de Novos Talentos, Caminho para o Sucesso no Grupo Eugênio, entre outros.
Premiações
Em 2013 a Câmara Municipal de Teresina concedeu o Título de Cidadania Teresinense a Helder Eugênio Câmara Municipal de Teresina, pelos serviços prestados na cidade.

Helder Eugênio também é criador do prêmio Marcas Inesquecíveis, que posteriormente foi vendido para o Sistema O Dia de Comunicação e premia todos os anos as melhores empresas, escolhidas por votação popular.
Atuando como marqueteiro político e articulista e palestrante, ganhou renome e chegou a escrever o prefácio do livro A Excelência do Olho de Tigre, do escritor Renato Grinberg, autor brasileiro de best-sellers, que também no livro O Líder Alfa, faz menção ao empresário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Helder Eugênio: 'treinar ao invés de reclamar'

Helder Eugênio: confira 12 dicas para ser um profissional de sucesso